Pão de Mel no Potinho

Camadas de pão de mel intercaladas com doce de leite e cobertas por ganache de chocolate… Uma delícia e fácil de fazer, apesar de parecer difícil!

Ingredientes

Pão de mel:
240 ml (1 xícara) de leite
200 g (1 e 1/3 de xícara) de açúcar mascavo
150 g (1/2 xícara) de mel
250 g (2 xícaras) de farinha de trigo
40 g (4 colheres de sopa) de manteiga
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 ovos

Recheio:
600 g de doce de leite

Calda:
100 g (2/3 de xícara) de açúcar
200 ml (3/4 de xícara) de água
1 pau de canela
2 cravos da índia

Ganache de chocolate:
400 g de chocolate meio amargo
120 ml (1/2 xícara) de creme de leite pasteurizado
2 colheres (sopa) de manteig

 

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular (usamos uma de 36 x 18 cm, dá pra ser numa de 30 x 20 cm também, por exemplo). Leve ao fogo o leite com o açúcar mascavo, a manteiga e o mel. Dissolva bem. Não é necessário ferver, só aquecer pra facilitar que tudo se dissolva. Quando estiver bem dissolvido desligue e reserve. Em uma vasilha peneire a farinha de trigo, a canela, o cravo e o fermento. Reserve também. Bata os ovos com um garfo ou batedor e misture ao leite com mel e açúcar. Lembre-se de o leite não deve estar tão quente para não cozinhar os ovos! Basta estar de morno a frio. Incorpore os ingredientes peneirados ao liquido, mexendo delicadamente até que fique homogêneo. Leve para assar por cerca de 30 minutos.

Prepare a calda: Coloque todos os ingredientes numa panelinha e leve para ferver. Assim que ferver desligue e coe o cravo e canela.
Prepare a ganache: Leve o creme de leite para aquecer. Pique o chocolate e coloque em uma vasilha. Assim que o creme de leite ameaçar ferver, desligue e despeje sobre o chocolate. Aguarde 30 segundos e misture bem com uma colher ou espátula. Misture a manteiga gelada para dar brilho.

Montagem: Corte o pão de mel do tamanho do pote, ou em cubos, para facilitar colocar. Coloque o doce de leite em um saco de confeitar e a ganache em outro saco de confeitar. Coloque uma camada de pão de mel no fundo do pote, umedeça com a calda, coloque doce de leite. Repita essas duas etapas. Cubra com pão de mel, umedeça e por cima de tudo cubra com a ganache de chocolate. Sirva em temperatura ambiente. Rende 6 potes como os nossos (10 cm de altura x 6 cm de diâmetro). Pode ser guardado tampado na geladeira por até 5 dias. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

 

Você gostou? Todas as receitas do site são feitas por produtores de conteúdo com canais próprios e, muitas vezes, site próprio. Ao assistir as receitas aqui no adocei.com, você está remunerando-os com a visualização dos vídeos, mas também recomendamos que você visite os canais destes produtores!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*