Como derreter chocolate?

Uma das coberturas mais fáceis e práticas da confeitaria é o chocolate derretido. Ao derreter o chocolate, é possível rechear e decorar bolos, tortas, bombons, pães doces, entre outros doces e sobremesas.

Mas apesar de parecer fácil, existem diversas técnicas para derreter o chocolate perfeitamente e sem erros. Confira aqui algumas dicas para não errar e obter o derretimento perfeito.

 

Em banho maria no fogão convencional

  1. Pique a barra de chocolate em pedaços pequenos. Quanto menores, melhor o derretimento.
  2. Separe uma panela e um recipiente próprio para realizar o banho maria.
  3. Coloque o chocolate no recipiente e reserve.
  4. Encha a panela até a metade com água e coloque em fogo alto.
  5. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque o recipiente dentro da panela para derreter o chocolate.
  6. Mexa cuidadosamente. Após derreter o chocolate, a textura deve estar homogênea e lisa, pronta para usar onde você desejar.

 

No micro-ondas

  1. Pique a barra de chocolate em pedaços pequenos. Quanto menores, melhor o derretimento.
  2. Coloque o chocolate em um recipiente adequado para ser colocado no micro-ondas.
  3. Coloque o recipiente no micro-ondas por 1 minuto.
  4. Mexa cuidadosamente.
  5. Caso tenham pedaços de chocolate ainda inteiros, coloque por 30 segundos no micro-ondas.
  6. Repita esse processo caso o chocolate ainda não tenha derretido por completo, reduzindo o tempo de micro-ondas para 15 segundos. Essa redução irá evitar que o chocolate cozinhe.
  7. Mexa novamente ao fim. Após derreter o chocolate, a textura deve estar homogênea e lisa, pronta para usar onde você desejar.

 

Dicas

Para derreter o chocolate em banho maria ou no micro-ondas, é possível utilizar qualquer tipo de chocolate: chocolate ao leite, meio amargo, branco, entre outros.

O mais importante é respeitar o tempo de derretimento do chocolate e não acrescentar outros ingredientes, como água, leite, etc. Esse tipo de ação apenas prejudicará o derretimento perfeito. Lembre-se que o calor derrete o chocolate aos poucos e, mesmo que pareça que o chocolate não está derretendo, acredite, ele está.

Além disso, é indicado utilizar colheres ou espátulas de pau, plástico ou silicone para derreter o chocolate. Esses materiais auxiliam a mexer cuidadosamente o chocolate e desfazer os pedaços inteiros.

Em relação ao recipiente do banho maria, é importante que ele encaixe na panela e permita que o chocolate seja mexido tranquilamente. Deve ser um recipiente que facilite a transferência de calor com a água, como os de metal.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*