10 Dicas para um Bolo Perfeito

Para quem está começando no mundo da confeitaria, fazer o bolo perfeito pode ser um dos principais desafios a serem enfrentados. Embora não seja uma tarefa fácil, é possível fazer um bolo perfeito e delicioso seguindo algumas técnicas básicas de confeitaria.

Confira aqui 10 dicas para fazer um bolo perfeito e que vão auxiliar quem está dando os primeiros passos na confeitaria:

  1. Ingredientes em temperatura ambiente

É importante que todos os ingredientes que serão utilizados no bolo sejam separados com antecedência. Além de evitar que algum ingrediente seja esquecido, eles ficarão na mesma temperatura, evitando que o contato de produtos em temperaturas diferentes provoque estragos no bolo.

  1. Seguir o modo de preparo e quantidades corretamente

Toda receita deve ser realizada seguindo corretamente o passo a passo e utilizando as medidas indicadas. Alterar o modo de preparo ou as quantidades indicadas pode prejudicar a estrutura, tempo de forno e sabor do bolo.

  1. Pré-aquecer o forno sempre

Muitas pessoas ignoram essa etapa, mas ela é essencial para que o bolo perfeito cresça de forma adequada. Em um forno frio, o fermento poderá começar a agir nos ingredientes e impedir o crescimento normal da massa.

  1. Peneirar os ingredientes secos

Ingredientes secos como a farinha devem ser peneirados antes de misturar aos outros ingredientes. Essa técnica auxilia a deixar a farinha mais leve, com mais ar e menos umidade. A umidade na massa poderá criar bolinhas de farinha no bolo, alterando a forma e sabor.

  1. O fermento é o último ingrediente

Lembre-se: o último ingrediente deve ser o fermento. Se não o último, deve estar entre os últimos sempre. Caso ele seja colocado no início da receita, ele começará a agir rapidamente, prejudicando o crescimento adequado da massa. Além disso, ele deve ser misturado aos demais ingredientes de forma leve, sem bater em liquidificador ou batedeira.

  1. Tamanho da forma

Mesmo que você não possua muitos modelos de forma em casa, busque utilizar a que mais se aproxima da forma indicada na receita. Em formas muito pequenas, o bolo ficará alto demais e não assará integralmente. Em formas muito grandes, o bolo ficará baixo demais e assará muito rápido, correndo o risco de queimar o fundo.

  1. Unte bem a forma

Para que bolo perfeito não grude na forma e dificulte a sua retirada, é importante untar bem a forma. Basta espalhar margarina na forma com um guardanapo e jogar um pouco de farinha por cima. Outra opção é utilizar papel manteiga.

  1. Não abrir o forno nos primeiros 20 minutos

Após colocar o bolo para assar, o forno não deve ser aberto até completar 20 minutos. Esse passo é muito importante para que a temperatura externa ao forno não entre em choque com a temperatura do bolo e estrague a massa. O bolo corre grandes riscos de ficar embatumado.

  1. Teste do palito

Para saber se um bolo já está pronto, existem dois testes infalíveis. O teste do palito consiste em espetar um palito na massa e retirar. Se estiver limpo, significa que o bolo já está pronto. Outra dica é observar a cor do bolo. Um bolo perfeito bem assado apresentará uma cor dourada, principalmente nas bordas.

  1. Espere para desenformar

Tanto para desenformar o bolo quanto para cortar fatias, é muito importante esperar que o bolo esfrie. Um bolo quente, ao ser desenformado ou cortado, pode se desmanchar rapidamente e perder toda a estrutura.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*